fbpx

TIPOS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL

A alimentação natural já se consolidou como um fator determinante para a melhora na saúde e qualidade de vida de cães e gatos. Existem 3 tipos de alimentação natural, descritas abaixo, e o tutor deve escolher aquela com a qual ele mais se identifica, seja pela sua rotina e preferências pessoais, seja pelo perfil e necessidades do cão. Ou pode oferecer todas, basta respeitar a formulação da dieta em questão, não misturando as modalidades.   

VANTAGENS

  • Muito palatável
  • Maior longevidade
  • Melhor digestibilidade e menos gases
  • Fezes reduzidas e com menor odor
  • Fortalecimento do sistema imunológico, com maior resistência à doenças
  • Pelagem mais macia e brilhante
  • Animais mais felizes e satisfeitos
  • Melhora a saúde dos rins por ter alta umidade
  • Melhora de problemas de saúde como alergias, sensibilidade gastrointestinal, obesidade, diabetes… entre outros transtornos de saúde que podem, inclusive, serem causados pela alimentação inadequada

DESVANTAGENS
São mais questões de adaptação do que exatamente desvantagens.

  • Requer maior dedicação e disciplina para as compras dos ingredientes e preparo das refeições;
  • Necessita de espaço para armazenamento em freezer e geladeira;
  • Pode “sujar” boca, barba, bigodes, que pode facilmente ser resolvido  utilizando um paninho umedecido para fazer a limpeza após o animal terminar de comer.   

ALIMENTAÇÃO NATURAL COZIDA

A alimentação natural cozida trata-se de uma dieta composta por ingredientes 100% naturais cozidos, balanceada, capaz de atender plenamente as necessidades nutricionais dos pets, sendo indicada para cães de todas as idades (desde que já tenham sido desmamados) e todas as raças.

 Possui ótimas quantidades de proteína animal de excelente qualidade,  de gorduras saudáveis na medida adequada, carboidratos não inflamatórios de baixo a moderado índice glicêmico e enriquecida com vegetais frescos. Esse é o modelo de dieta mais procurado pelos tutores.

O cozimento acentua o cheiro e o sabor dos alimentos, por isso a dieta cozida é a mais palatável de todas, sendo também a que tanto os cães quanto os tutores se adaptam melhor. É uma dieta bastante segura, já que o cozimento diminui os riscos de contaminação presente na comida.

Apesar de todo mundo já ter oferecido algum alimento cozido, como um pedacinho de carne, uma cenoura, brócolis…. preparar a dieta completa de forma adequada pode ser um pouco trabalhoso, já que requer o cozimento de todos os ingredientes.  É fundamental a suplementação.

ALIMENTAÇÃO NATURAL CRUA SEM OSSOS

A Alimentação Natural crua sem ossos constitui uma dieta com proteína animal de excelente qualidade, gorduras saudáveis, carboidratos não inflamatórios de baixo índice glicêmico, enriquecida com legumes, verduras e hortaliças. É composta por carnes, vísceras e ovos são sempre crus, os carboidratos são sempre cozidos e os vegetais podem ser crus ou cozidos.

Essa dieta traz os benefícios das carnes, ovos e vísceras em seu estado natural, crus, como as enzimas, aminoácidos e vitaminas que não resistem bem ao cozimento e não é tão ousada como a dieta crua com ossos, podendo ser considerada o meio-termo perfeito entre as duas.

É perfeita para aqueles cães que estão com a saúde em perfeitas condições (dentes e trato gastro intestinal), capazes de digerir bem carnes e vísceras curas, se favorecendo de todos os benefícios que o alimento na sua forma natural pode oferecer.

ALIMENTAÇÃO NATURAL CRUA COM OSSOS – BARF

Apesar de enfrentar muito preconceito, a Alimentação Natural crua com ossos para cães, também conhecida como BARF,  é a mais biologicamente adequada à fisiologia predominantemente carnívora dos cães já que se assemelha à alimentação que eles teriam na natureza, possibilitando atender plenamente os requerimentos nutricionais dos cães.

A BARF é composta por ossos, carnes e vísceras, todos crus, e alguns outros ingredientes que complementam a dieta com o que as carnes não conseguem oferecer.

É uma dieta muito prática, pois não requer preparo prévio e também a mais nutritiva, pois não há perdas de nutrientes, como pode ocorrer no processo de cozimento. Uma das vantagens mais interessantes é que essa dieta ajuda a manter os dentes limpos, evitando a formação de tártaro e consequentemente o mau hálito.

Porém, encontrar os ossos adequados para essa dieta nem sempre é muito fácil, o que pode inviabiliza-la. Muitas vezes será necessário moer ou triturar os ossos, porque nem todos os cães conseguem mastigar e engolir (raças de focinhos achatados que são naturalmente propensos a engasgos, ou aqueles com problemas de dentição).  

Recomendamos ler também…

PET PERDENDO PELOS É NORMAL?

PET PERDENDO PELOS É NORMAL?

A perda de pelos faz arte da vida dos pets, mas pode não ser um processo normal. A resposta para essa pergunta é: DEPENDE. É esperado que cães e gatos soltem pelos no dia a dia. Raças de pelos longos tendem a perder mais pelos que raças de pelo curto, no entanto além...

OFERECER ALIMENTAÇÃO NATURAL É INVESTIR NA QUALIDADE DE VIDA

OFERECER ALIMENTAÇÃO NATURAL É INVESTIR NA QUALIDADE DE VIDA

Já é unanimidade entre os profissionais de Veterinária e Nutrologia de que os bons hábitos alimentares podem significar a diferença entre uma vida longa e saudável também para os cães e gatos. Por tudo que já conhecemos e temos estudado, está claro que a alimentação...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *