fbpx

PET PERDENDO PELOS É NORMAL?

A perda de pelos faz arte da vida dos pets, mas pode não ser um processo normal.

A resposta para essa pergunta é: DEPENDE.

É esperado que cães e gatos soltem pelos no dia a dia. Raças de pelos longos tendem a perder mais pelos que raças de pelo curto, no entanto além do tipo de pelagem, fatores como estação do ano, dieta, raça, fatores ambientais como estresse e doenças também influenciam muito.

A queda de pelos velhos sempre é acompanhada pelo nascimento de pelos novos, assim se a queda for equilibrada com o nascimento, está acontecendo o ciclo natural de crescimento dos pelos e não há motivos para preocupação.
Porém se a perda for excessiva, ou seja se caírem mais pelos do que nascerem, se a pelagem ficar rala ou começarem a formar áreas “carecas”, pode ser um sinal de alerta e o veterinário deve ser consultado.

QUAIS AS CAUSAS DA PERDA ANORMAL DE PÊLO?

Vários fatores, muitas vezes simples, podem levar à perda de pelos:

Problemas de pele em pets: normalmente problemas simples como caspa, seborreia, ou queimaduras solares
Distúrbios comportamentais: alguns animais desenvolvem algum distúrbio que leva à lambedura excessiva, causando um trauma auto-induzido com consequente queda de pelos.
Alergias: uma das mais comuns é a alergia por picada de pulgas, mas fatores ambientais e alimentares também entram na lista
Parasitas: infestação de ectoparasitas como pulgas e carrapatos podem causar perda de pelos, assim como os ácaros causadores das sarnas.
Infecções fúngicas ou bacterianas: podem ser decorrentes de outros problemas, como as sarnas ou processos alérgicos e geralmente requerem uma investigação mais criteriosa e tratamento específico.
Doenças endócrinas: algumas doenças, como a Síndrome de Cushing, podem levar à perda de pelos.
Neoplasias: processos tumorais podem ter como sintoma a perda de pelo.
Genética: algumas raças de cães são mais propensas geneticamente à queda de pêlos, incluindo Chihuahuas, Doberman Pinschers, Galgos italianos, Whippets e Dachshunds. Cães que possuem subpêlo, perdem bastante desse subpêlo nas trocas de estação, como os cães das raças Golden Retriever e Spitz Alemão. Já cães de pêlo curto como Boxer, Pug e Dálmata soltam pêlo o ano todo.

COMO AMENIZAR A QUEDA DE PELOS?

Escove seu pet com frequência! Esse cuidado, além de ser bastante prazeroso para eles, vai ajudar a eliminar o excesso de pelos mortos.
Ofereça alimentação de qualidade! Alimentação apropriada, rica em nutrientes, garante a pelagem saudável e ajuda a evitar a queda dos pelos.
Ofereça ômega 3 para seu pet! Excelente opção para a saúde da pelagem, o ômega 3 pode ser oferecido na forma de capsulas ou na forma de sardinha, um peixe que o possui em quantidades generosas.

E lembre-se sempre de procurar um médico veterinário. Só ele será capaz de identificar o problema de pele do seu pet e sugerir o melhor tratamento, caso seja necessário.

Recomendamos ler também…

TIPOS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL

TIPOS DE ALIMENTAÇÃO NATURAL

A alimentação natural já se consolidou como um fator determinante para a melhora na saúde e qualidade de vida de cães e gatos. Existem 3 tipos de alimentação natural, descritas abaixo, e o tutor deve escolher aquela com a qual ele mais se identifica, seja pela sua...

OFERECER ALIMENTAÇÃO NATURAL É INVESTIR NA QUALIDADE DE VIDA

OFERECER ALIMENTAÇÃO NATURAL É INVESTIR NA QUALIDADE DE VIDA

Já é unanimidade entre os profissionais de Veterinária e Nutrologia de que os bons hábitos alimentares podem significar a diferença entre uma vida longa e saudável também para os cães e gatos. Por tudo que já conhecemos e temos estudado, está claro que a alimentação...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *